O governo do Paraná informou ter arrecadado 11,5 mil toneladas de donativos para o Rio Grande do Sul. O estado sofre com as chuvas que causaram alagamentos em diversas cidades, deixando mais de 2 milhões de pessoas afetadas e mais de 150 mortos. Boa parte dos atingidos segue desalojada ou desabrigada.

Já foram enviadas ao estado gaúcho 8,4 mil toneladas de mantimentos em 450 caminhões. São produtos como água, roupas, itens de higiene e limpeza. A arrecadação acontece em vários pontos do estado. O coronel dos Bombeiros, Antonio Hiller, destacou que a iniciativa continua.

As doações podem ser feitas pela população até quarta-feira (22). Elas podem ser depositadas em qualquer Corpo de Bombeiros e sedes da Polícia Civil, Instituto Água e Terra e de espaços da Secretaria da Cultura. Na sequência, os donativos são separados e repassados ao estado gaúcho.

A maior necessidade, neste momento, são de alimentos não perecíveis e materiais de higiene pessoal. Os mantimentos são direcionados, principalmente, para famílias que estejam na casa de parentes e amigos ou em abrigos. O coronel reforçou o que é necessário neste momento.

As doações acontecem, segundo o governo do Paraná, de maneira constante e saem dos centros de distribuição, como o localizado em Curitiba, e também os do interior do estado, para o Rio Grande do Sul. Os donativos recebem escolta da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e Guarda Municipal.