Pessoas que tiveram dengue ou tomaram vacina contra essa doença devem aguardar ao menos 30 dias após recuperação completa para doar sangue. O alerta é do Ministério da Saúde em meio à alta nos casos de dengue no país. Nesta terça (05) o Paraná confirmou 15.361 novos casos de dengue no informe semanal, o maior número de casos dentro de um boletim do atual período epidemiológico.

De acordo com as orientações publicadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), quando uma pessoa recebe sangue contaminado com o vírus, há uma probabilidade de 38% de que ela seja infectada e desenvolva a doença após a transfusão.

SAIBA MAIS:



Pessoas que tiveram dengue comum ou tomaram a vacina contra a doença devem aguardar 30 dias para realizar doações. O prazo se estende para 180 dias em casos de dengue hemorrágica, como explica o biomédico Thiago Nascimento.

Já pessoas que tiveram contato sexual com pessoas que tiveram dengue devem esperar 30 dias após o último contato. No caso de dúvidas, a orientação é para que os centros de hematologia perguntem aos pacientes sobre o histórico de doença mais recente.

No caso de pessoas que apresentarem sintomas da dengue logo após uma doação, a chefe do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), Renata Pavese, orienta que a pessoa comunique o banco do sangue para que as equipes descartem a bolsa de sangue.

Os principais sintomas da dengue são febre alta (39°C a 40°C), dor de cabeça, dores musculares e dor atrás dos olhos, segundo o Ministério da Saúde.

Em relação a vacinação contra a dengue, pacientes que estão recebendo tratamento com imunoglobulinas ou hemocomponentes contendo imunoglobulinas, como sangue ou plasma, devem esperar pelo menos 6 semanas e, preferencialmente, 3 meses após o término do tratamento para se imunizar.

Pessoas em boa condição de saúde podem doar sangue entre os 16 e 69 anos (menores de idade com autorização e presença de responsável). É preciso pesar no mínimo 51kg na balança do Hemepar, segundo a Secretaria de Estado da Saúde. Também é recomendado estar descansado, alimentado e hidratado, evitando ingestão de comidas gordurosas nas 4 horas que antecedem a doação.