Milhares de pessoas passaram pela reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realizada nesta semana em Curitiba. Durante o evento, que aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e a Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico apresentaram os trabalhos das universidades estaduais na feira.

Ao todo, sete universidades estaduais ocuparam uma estrutura de 168 metros quadrados com a participação de 238 estudantes e professores responsáveis por atender cerca de 15 mil alunos de várias idades que visitaram os estandes. O secretário da pasta, Aldo Bona, falou sobre o balanço da participação do estado na feira e destacou que o Paraná é o segundo estado que mais investe em ciência no Brasil.

No evento, as duas instituições apresentaram, durante a 30ª Exposição de Ciência e Tecnologia, as iniciativas realizadas pelos pesquisadores para o desenvolvimento em diversas áreas. Ao longo da semana, o local também foi utilizado como gabinete itinerante da Seti, com a realização de 15 reuniões envolvendo autoridades de nível regional e nacional ligadas à ciência.

Nos espaços destinados às instituições paranaenses, os monitores apresentam projetos de ensino, pesquisa e extensão para o público em geral. A ideia é despertar nos mais novos e até nos mais velhos o interesse pela ciência. A aluna do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), em Guarapuava, Joana Ladislau, falou sobre a oportunidade de participar da feira.

Durante o evento, a Fundação Araucária apresentou o Programa Centelha, que tem como objetivo incentivar o empreendedorismo em empresas no desenvolvimento de bens, serviços e processos inovadores. Em duas edições, a iniciativa já custeou cerca de 80 startups do Paraná. O engenheiro Fernando Cesar De Lai, que é de uma das empresas beneficiadas, destacou a necessidade de investimentos na área.

O evento aconteceu entre 23 e 29 de julho e contou, além da exposição de ações de universidades paranaenses, com conferências, mesas-redondas, painéis e webminicursos. As atividades foram realizadas no Centro Politécnico da UFPR, na capital paranaense.