No Paraná, o número de estudantes em escolas privadas é maior nas séries iniciais e vai caindo ao longo dos anos. De acordo com o Censo Escolar 2023, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 21% dos estudantes da educação infantil estão matriculados na rede privada no Paraná. Já no fim do ensino fundamental esse índice cai para 14%, o que se mantém no ensino médio.

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Uma das justificativas para essa migração do privado para o público, ao longo dos anos, é o índice de escolas conveniadas, que é de 18% no estado. A mudança no modelo escolar interfere nos índices, segundo Mirian Célia Castellain Guebert – pedagoga, especialista em Educação Especial, doutora em Educação, História, Política e Sociedade, professora do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e do curso de Pedagogia da PUCPR.

Outro argumento da especialista sobre essa mudança no padrão da educação no Paraná é a situação econômica das famílias.

Por meio de nota a Secretaria de Estado da Educação (SEED) informou que é importante esclarecer que a diferença no número de matrículas entre os anos iniciais e finais da educação no Paraná reflete, em grande parte, o modelo de gestão adotado. No estado, a administração da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental é predominantemente municipal, enquanto a rede estadual atende predominantemente a partir do sexto ano, englobando os anos finais do ensino médio.

Esta divisão histórica tem resultado em uma maior quantidade de estudantes nas séries iniciais do fundamental em comparação com as séries finais. Segundo a pasta é importante ressaltar que esta distribuição não indica situações atípicas, mas sim a configuração estrutural do sistema educacional paranaense.