De acordo com o balanço divulgado pela Polícia Rodoviária Federal, seis pessoas morreram nas estradas federais que cortam o Paraná durante os quatro dias de operação Semana Santa, que começou na quinta-feira (14) e terminou na noite deste domingo (17). No período, foram contabilizados 74 acidentes. 14 pessoas ficaram feridas.

Em 2021, tinham sido registrados 59 acidentes, com 82 feridos e cinco mortos. Neste ano, no feriado de Páscoa, houve 1.373 flagrantes de imprudência nos cerca de quatro mil quilômetros de rodovias federais de responsabilidade da PRF no Paraná. 154 condutores ou passageiros estavam sem o cinto de segurança, 41 motoristas dirigiam alcoolizados e 28 crianças não utilizavam adequadamente o dispositivo de retenção, como a cadeirinha.

Ainda, foram registradas 175 ultrapassagens proibidas – esse tipo de ultrapassagem é responsável pela maioria dos acidentes do tipo colisão frontal, quando o motorista não consegue efetuar em tempo a manobra de ultrapassagem ou força a ultrapassagem, batendo de frente com o veículo que está trafegando no sentido contrário, segundo a PRF.

Com informações da assessoria