Nos próximos meses pelo menos 245 novos servidores serão contratados para atuarem no Instituto Água e Terra (IAT) do Paraná. Uma parte deverá ser de profissionais aprovados em concurso público de 2021. O reforço na estrutura se dá por conta das demandas extras de estudos e licenças ambientais das obras dos pacotes de concessão das rodovias estaduais, algo obrigatório para as obras de infraestrutura

Na última sexta-feira (25), durante coletiva de imprensa após o leilão do lote 1 do novo pedágio, o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), afirmou que o Instituto Água e Terra (IAT) terá um grupo exclusivo para esse trabalho.

De acordo com Everton Souza, diretor-presidente do IAT, serão chamados os profissionais das engenharias e geologia. Enquanto a contratação não sai do papel, os servidores que já estão no quadro estão responsáveis pelas demandas.

As empresas que vencerem os leilões das rodovias do estado terão que fazer obras de duplicação, de inclusão de faixas adicionais (terceiras faixas), construir passarelas e viadutos, por exemplo.

Ao todo, serão seis novos lotes de concessões no Paraná. O primeiro já foi leiloado na última sexta-feira. O leilão do lote 2 já tem data marcada. Será dia 29 de setembro, na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo. Já os lotes 3 e 6 devem ter os editais publicados no começo de 2024. Dos demais ainda não há uma previsão.