O número de turistas internacionais cresceu 51% em 2023 no Paraná, com 791.504 pessoas chegando ao estado. Os dados são do Boletim de Dados Turísticos, divulgados pela Secretaria de Estado do Turismo (Setu), nesta quarta-feira (06). Em 2022, 522.832 turistas estrangeiros estiveram no Paraná.

Os paraguaios se destacaram dentre os visitantes no estado, foram mais de 300 mil turistas do país vizinho. A Argentina, por sua vez, aparece em segundo lugar com mais de 200 mil turistas passando pelo Paraná. Em terceiro lugar, os Estados Unidos foram responsáveis por 30.387 turistas. Ao todo, foram 25.458 turistas em voos internacionais em 2023, frente aos 8.380 em 2022.

Para o especialista em comportamento do consumidor e professor do UniCuritiba, Sérgio Czajkowski Júnior, o Paraná segue uma tendência global de crescimento no turismo e atribui duas políticas públicas como fatores que contribuíram para o estímulo no setor.

Segundo a pesquisa, a maioria dos estrangeiros que veio ao Brasil em 2023 tinha como motivo o lazer (54%), seguido de visita familiar (31%). A maior parte (49%) fez duas conexões aéreas para chegar ao Paraná após desembarcar no Brasil.

Com relação ao tipo de turismo, o boletim mostra que o Ecoturismo é o segmento mais ofertado por agências de turismo no Paraná, seguido por Turismo Cultural e Turismo de Aventura. A mestre em turismo e professora de Gestão de Turismo do Centro Universitário Internacional Uninter, Grazielle Ueno Maccoppi, destaca que a diversidade na oferta turística é um fator que impulsiona as atividades.

O documento também apresenta os hábitos de consumo e percepções da população sobre o turismo em 2023. Dos 1.880 paranaenses que participaram do levantamento, 78,8% informaram que possuem o hábito de viajar, sendo que 80,9% viaja com o carro próprio ou alugado.
Nesse quesito, a especialista lembra da importância em preparar o setor local para receber esse crescimento de viajantes, tendo em vista a importância da infraestrutura do estado.

Atualmente, com uma expansão de 10% nas atividades turísticas em relação a 2022, o estado é o quarto principal portão de entrada de turistas internacionais no Brasil, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio grande do Sul.