No primeiro dia da ampliação do público que pode receber a vacina contra a gripe, em Curitiba, várias pessoas compareceram até a Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho, no bairro Rebouças, para receber a dose do imunizante, nesta quinta-feira (2).
A Secretaria Municipal de Saúde ampliou a vacinação para pessoas que tenham mais de 6 meses, seguindo uma determinação do Ministério da Saúde. Em Curitiba, apenas 26% das pessoas que compõem o grupo prioritário se imunizaram desde o início da campanha, em 25 de março.
O índice é semelhante ao registrado no Paraná, onde apenas cerca de 1 milhão de pessoas se vacinaram até o momento. O estado ainda tem 3 milhões de doses disponíveis, sendo mais de 200 mil só na capital.
O aposentado Carlos Alberto Zeidan aproveitou o início da ampliação da vacinação para se imunizar. Ele tinha direito de se vacinar desde o início da campanha, mas acabou deixando para depois. Mesmo assim, ele quis participar da iniciativa.
No início da ampliação da cobertura, os jovens marcaram presença nas unidades de saúde. A operadora de equipamento Milena Cavalcanti teve gripe recentemente e disse por que decidiu se imunizar.
A Evellyn Madureira também compareceu à Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho e destacou a necessidade de se vacinar para evitar complicações oriundas de doenças respiratórias que podem ser ocasionadas por conta da gripe.
O advogado Fernando Foronda aproveitou o dia livre para poder se vacinar. A expectativa dele era não pegar fila para conseguir ser atendido rapidamente. Para ele, é importante estar imunizado o quanto antes contra a gripe.
A vacina contra a gripe está disponível nas 108 unidades de saúde de Curitiba. Apenas a Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho não conta com vacinação para crianças. Os imunizantes protegem contra três tipos de vírus da gripe de grande circulação.