Está chegando o momento do ano mais esperado por muita gente: o Natal. Um tempo de estar com a família, os amigos, comemorar e presentear. No Paraná, mais de 81% dos consumidores pretendem comprar presentes nesta data. O valor médio que deve ser gasto é de R$ 337,96. No ano passado a média foi de R$ 322,36, um aumento de 4,8%. O levantamento é da Fecomércio PR e do Sebrae/PR.

O número de pessoas a ser presenteada também é um dos tópicos da pesquisa. A maioria dos paranaenses, 83,6%, vai presentear até cinco pessoas. Outros 13,4% presentearão de seis a dez pessoas e apenas 3% comprarão presentes para mais de dez entes queridos.

Entre as principais alternativas de presentes, os itens de vestuário serão os mais escolhidos, com 57,5%. Os brinquedos estão em segundo lugar, com 42,8% das preferências. Perfumes e cosméticos também estão na lista, assim como lembrancinhas e artesanato, joias, relógios e acessórios.

Para o coordenador de Mercado Empresarial, Comércio e Varejo do Sebrae/PR, Luiz Antonio Rolim de Moura, o destaque do levantamento é o uso da internet para vender ou comprar.

Para as compras, o pagamento à vista será a modalidade preferida para 67,2% dos consumidores do estado, somando as modalidades pix, dinheiro e cartão de débito. As compras parceladas ou no vencimento do cartão de crédito corresponderão a 32,8%.

Em meio a tantos gastos neste fim de ano é preciso planejamento. Priorizar as contas fixas e as despesas mais importantes, segundo o especialista.

Neste ano, o preço baixo será um dos fatores mais importantes na decisão de compra, com 25,7%, seguido pela qualidade do produto, com 22,3%, e pelo atendimento do vendedor, com 20,6%.

Para os empreendedores, a dica é aproveitar a data para fidelizar clientes.

Se você já pensou em deixar para depois as compras de Natal, saiba que 16% dos entrevistados nesta pesquisa afirmam que farão as compras na véspera de Natal. Os que farão suas compras até sete dias antes correspondem a 40,9%, contra 50,7% no ano passado, e os que sairão às lojas de oito a 15 dias antes da data somam 22,8%.