O Secretário de Saúde do Paraná, César Neves, afirmou que a monkeypox ou varíola dos macacos não pode ser comparada com a pandemia da Covid-19 que afetou o mundo nos últimos dois anos.
Em um pronunciamento nesta quarta-feira (30), o secretário frisou que, apesar de a população estar um pouco traumatizada com o que aconteceu desde 2020 na área da saúde pública, a varíola que está em circulação por vários países não se aproxima do vírus da Covid-19 e que, na maioria das vezes, os casos evoluem diretamente para a cura.
César Neves ressaltou que as taxas de transmissão e de mortalidade são infinitamente menores e que não devem gerar um pavor nas pessoas.
Ainda nesta quarta-feira, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) confirmou que são investigados três casos suspeitos da varíola dos macacos, um em Curitiba, um em Cascavel e um em Londrina.
O secretário lembrou ainda que a forma de transmissão da doença é diferente e, por isso, a taxa de infecção é menor.
Por outro lado, ele lembrou que não há nenhum caso confirmado da varíola dos macacos no Paraná e que os três casos suspeitos são em pessoas que viajaram recentemente para localidades onde foram confirmadas infecções pela doença.