Claudini Zampieri Bini viu mais uma vez a casa ficar alagada nesta quinta-feira (23). Ela e a família moram na região central de Almirante Tamandaré, região metropolitana de Curitiba. A cidade teve o maior acumulado de chuva do país, em apenas 24 horas, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Foram quase 160 mm de chuva acumulada entre as 18h30 de quarta (22) e as 18h30 de quinta-feira (23).

Ela conta que no fim de outubro a casa já tinha ficado alagada e há poucos dias tinham retornado, após pintura, troca de piso.

Claudini fala do desespero quando a água sobe. Há 13 anos não alagava a região.

SAIBA MAIS:


Mais uma cratera aparece em Curitiba após fortes chuvas; letreiro é engolido pelo buraco

Curitiba tem acumulado de chuva de 142,6 milímetros nesta quinta, segundo Defesa Civil


A família até pensa em mudar de cidade, mas o problema agora é a desvalorização do imóvel, segundo ela.

Assim como a Claudini, outras mais de 700 pessoas da cidade foram afetadas pelas fortes chuvas desta semana. Ao todo, 36 ficaram desalojadas. Não foram registrados feridos ou vítimas, segunda prefeitura de Almirante Tamandaré.

Por meio de nota o executivo informou que está atendendo as vítimas dos alagamentos ocorridos nesta quinta-feira (23). O nível do rio Barigui, que corta a cidade, baixou, mas agora é hora de contabilizar os prejuízos.