Mais de sete mil itens abandonados na Ilha do Mel, em Paranaguá, no Litoral, foram recolhidos por equipes voluntárias nesta quinta-feira (11), em uma ação de apenas duas horas, totalizando 20 quilos de resíduos. A operação, promovida pelo Instituto Água e Terra (IAT) e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável, contou com o apoio de voluntários e foi realizada em conjunto com a ONG Eco Local Brasil.

O foco da ação foi a coleta do chamado “microlixo”, deixado próximo aos bolsões de areia da praia pela maré, como copos plásticos, tampas de garrafa, bitucas de cigarro e canudinhos. São objetos que impactam de forma negativa na fauna marinha. Ainda assim, durante o mutirão, foram encontrados resíduos inusitados, como chinelos, botas e lixo eletrônico.

Os resíduos recolhidos foram encaminhados para uma cooperativa de coletores do município de Pontal do Paraná, também no Litoral. O material será separado, pesado, prensado e retornará para a indústria como novas embalagens, gerando renda para os moradores da região.

A mesma ação está prevista para o Parque Estadual do Boguaçu, em Guaratuba, no dia 18 de janeiro; Parque Estadual do Palmito, em Paranaguá, no dia 25 de janeiro; e Estação Ecológica do Guaraguaçu, em Paranaguá, no dia 1º de fevereiro.

*Com informações da AEN.

Editado por Lucca Gomes com supervisão de Joyce Carvalho