O Paraná tem mais de 5 milhões de pessoas que ainda não procuraram as unidades de saúde para receberem as doses de reforço da vacina contra a Covid-19. Os dados foram divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).

Conforme a pasta, no total, são 5.210.224 pessoas que deveriam ter recebido a primeira ou a segunda dose de reforço, mas ainda não receberam por algum motivo.

Segundo os dados da Sesa, mais de 10 milhões e 400 mil pessoas receberam a primeira dose da vacina ou dose única e quase 9 milhões e 500 mil receberam a segunda dose da vacina.

No entanto, quando são levantados os números das pessoas vacinadas com as doses de reforço, esses números caem significativamente. Cerca de 5 milhões e 900 mil pessoas tomaram a primeira dose de reforço e cerca de 1 milhão e 250 mil tomaram a segunda dose de reforço.

O médico infectologista Moacir Pires Ramos ressalta que a pandemia continua e que a vacinação, principalmente, com as doses de reforço, é fundamental para evitar que o cenário epidemiológico do estado volte a piorar.

Em Curitiba, conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), quase 34% do público-alvo que já está apto a receber as doses de reforço não procurou as unidades de saúde para a vacinação.

Na capital paranaense, 107 unidades oferecem a vacinação contra a Covid-19, independentemente, se são as doses normais ou as doses de reforço. Essas unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.