O Paraná foi um dos estados afetados pelo apagão registrado no país na manhã desta terça-feira (15). A situação, segundo a Copel, atingiu 1 milhão e 70 mil unidades consumidoras paranaenses.

Em nota, a empresa informou que um “corte de carga realizado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), provocou a interrupção no fornecimento de energia às 8h31” e que “o mecanismo de corte de carga, também conhecido com o Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), foi necessário, segundo o ONS, devido a um problema na interligação do sistema elétrico entre as regiões Norte – Nordeste e Nordeste – Sudeste. Esse mecanismo é acionado preventivamente, quando necessário, para evitar impactos maiores no funcionamento do sistema elétrico nacional”.

25 estados e o DF foram atingidos por apagão nesta terça-feira (15). Beth Santos/Agência Brasil.

SAIBA MAIS: APAGÃO ATINGE PARANÁ E DIVERSOS ESTADOS


Copel afirma que apagão que atingiu o Paraná ocorreu após corte de carga pelo ONS

• Curitiba tem mais de 300 semáforos desligados após apagão nacional


Já o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) , informou em nota que “uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil MW de carga. A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte/Sudeste. As causas ainda estão sendo apuradas”.