Na última segunda-feira (27), os deputados estaduais aprovaram em sessão plenária na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) mais 15 ocorrências de Calamidade Pública. A medida atende aos municípios de Clevelândia, General Carneiro, Mallet, Palmeira, Paulo Frontin, Pitanga, Porto Amazonas, Prudentópolis, Rebouças, Rio Azul, Rio Negro, Roncador, São João do Triunfo, São Mateus do Sul e União da Vitória pelo prazo de 180 dias. Com a aprovação, as prefeituras podem solicitar recursos adicionais e efetuar pedidos de assistência da Defesa Civil Estadual.

O governo do estado informou que até metade do mês de novembro, por meio da Sedef, do Conselho Estadual dos Direitos das Crianças e Adolescentes e Conselho Estadual da Assistência Social, mais de R$ 11 milhões foram enviados para os municípios atingidos pelas fortes chuvas.
Além disso, em 31 de outubro, foi criado o Fundo Estadual para Calamidades Públicas – FECAP, vinculado à Casa Civil, com finalidade de custear, no todo ou em parte, ações de resposta e de recuperação de áreas atingidas por desastres em municípios que tiverem a situação de emergência ou o estado de calamidade pública reconhecidos.

Desde o início de outubro, o Paraná enfrenta várias situações de intempéries climáticas. Chuvas, alagamentos, desmoronamentos e destruição fazem parte de mais de uma centena de municípios do estado. De acordo com a base de dados da Defesa Civil Estadual, entre 1 de outubro e 28 de novembro 105 municípios decretaram Situação de Emergência e 18 Estado de Calamidade Pública.

Segundo o capitão Marcos Vidal, da Defesa Civil estadual, esse tipo de documentação possibilita o envio de recursos por meio de emendas parlamentares e decretos tanto do governo estadual quanto do federal, para a reconstrução das cidades.

O governo informou que até metade do mês de novembro, por meio da Sedef, do Conselho Estadual dos Direitos das Crianças e Adolescentes e Conselho Estadual da Assistência Social, mais de R$ 11 milhões foram enviados para os municípios atingidos pelas fortes chuvas. Além disso, em 31 de outubro, foi criado o Fundo Estadual para Calamidades Públicas – FECAP, vinculado à Casa Civil, com finalidade de custear, no todo ou em parte, ações de resposta e de recuperação de áreas atingidas por desastres em municípios que tiverem a situação de emergência ou o estado de calamidade pública reconhecidos.

De acordo com a Defesa Civil, 11.250 ainda estão desalojadas e mais 1.201 desabrigadas.