A onda de calor que atinge todo o Paraná obriga muita gente a tomar cuidados extras com a saúde. Mas não é apenas a população que sente os dias de calor mais intenso. Muitos animais também não estão acostumados com as altas temperaturas.

Esse é o caso dos macacos-aranha. A espécie, que vive no Passeio Público de Curitiba, recebeu um tratamento especial na sexta-feira (22). Sob um calor de 30Cº equipes distribuíram picolés de frutas para dar aliviar o calorão.

SAIBA MAIS:


Volta do horário de verão divide opiniões de curitibanos

Excesso de calor: entenda o que as altas temperaturas podem causar na saúde e quais cuidados tomar


A bióloga, Vanessa Freire, participou da distribuição dos gelados. Ela explica que, nos dias de calor, são várias as ações realizadas para ajudar os animais do Passeio com um refresco.

Além de trazer refresco, o alimento também é benéfico para a saúde. O sorvete é composto por frutas como banana, mamão, melancia e laranja.

Ao todo, 14 macacos-aranha e 4 filhotes vivem no local. De acordo com a Rede de Proteção Animal, esses animais não estão acostumados com o contato de pessoas e, por isso, são tímidos e se afastam dos visitantes.

Devido ao calor de 30ºm os macacos aranhaque vivem no Passeio Público de Curitiba receberam sorvete. Foto: Arquivo Próprio

Quem passa pelo Passeio Público consegue observar os animais a distância. Eles estão localizados em uma ilha onde apenas os tratadores têm acesso. O veterinário Manoel Lucas Javorouski, explica que essa espécie circula bastante nas árvores mais altas e prefere ambientes silenciosos.

De acordo com a Rede de Proteção Animal, ações para aliviar o calor devem continuar acontecendo enquanto as temperaturas estiverem elevadas. Nos dias de frio de inverno, os animais também recebem cuidado especial para se manter aquecidos.