O trânsito foi liberado no trecho norte da Linha Verde, na altura da região do bairro Atuba, em Curitiba, na manhã deste domingo (9). A inauguração do viaduto localizado na área aconteceu após 17 anos de obras. A área conta com uma trincheira e alças de acesso concluídas após um investimento de R$ 178 milhões.

Além disso, a área recebeu obras de terraplanagem, pavimentação, drenagem, paisagismo, sinalização, relocação de postes de eletricidade, semáforos e obras de acessibilidade. Na canaleta onde passam os ônibus biarticulados, ainda está sendo realizada a construção das estações-tubo.

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Em toda a sua extensão, a Linha Verde conta com 22 quilômetros e é a principal via-expressa que corta a capital paranaense de norte a sul, desde o bairro Pinheirinho até o bairro Atuba. O prefeito Rafael Greca (PSD), falou sobre a importância da conclusão da obra no trecho.

A Linha Verde também é responsável por interligar as cidades de Colombo e Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba. O vice-prefeito da capital, Eduardo Pimentel (PSD), destacou as obras realizadas no trecho da Linha Verde ao longo dos últimos anos.

O secretário de Obras da prefeitura de Curitiba, Rodrigo Rodrigues, falou sobre a complexidade da construção do trecho norte da Linha Verde. O responsável pela pasta destacou que as obras da área começaram há cerca de quatro anos.

O último lote que estava em obras contempla um trecho de cerca de três quilômetros entre o Hospital Vita e o trevo do barro Atuba. Para quem vive na região, o momento é de satisfação. O Luciano de Castro mora nas proximidades e contou que o período de obras foi complicado.

No local onde foram realizadas as obras, há ainda o entroncamento com a BR-116, que dá acesso às cidades de Pinhais, Campina Grande do Sul e Quatro Barras; e ao estado de São Paulo. Por conta disso, o tráfego de veículos pesados é intenso. A moradora Ana Carolina Zavatski vive há mais de 20 anos na região e lembra bem dos transtornos que passou.

O investimento do complexo do bairro Atuba teve apoio do município e de financiamento da Caixa Econômica Federal, como parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2) para Mobilidade Urbana e Trânsito e Apoio a Sistemas de Transporte Público Coletivo Urbano.

O lote 4.1, correspondente ao trecho norte da Linha Verde, teve dois contratos rescindidos antes mesmo de ser concluído. A licitação começou em 2018, com o contrato rescindido no ano seguinte devido a atrasos e inconformidades.

O segundo colocado na licitação também não conseguiu cumprir com os prazos e a rescisão acabou acontecendo em 2022. No mesmo ano, uma licitação foi aberta e, no ano passado, começaram as primeiras liberações dos trechos que foram sendo concluídos no último lote.

Mesmo com a liberação do tráfego, ainda estão sendo realizadas obras complementares na região. As estações-tubo Atuba e Solar devem ficar prontas até novembro. Na área, são realizadas ainda obras de implementação de calçadas, iluminação e paisagismo.