A Assembleia Legislativa do Paraná realizou, nesta quarta-feira (29), uma sessão para homenagear os 50 anos da Itaipu Binacional. A hidrelétrica, inaugurada em 1974, é responsável por fornecer energia para o Brasil e o Paraguai.

O diretor paraguaio da Itaipu, Justo Aricio Zacarías Irún, falou sobre a importância da parceria entre os dois países na geração de energia elétrica ao longo dos últimos 50 anos. Ele destacou a grande quantidade de abastecimento.

Para ele, é preciso destacar a responsabilidade social e ambiental adotada pela empresa. Em 2023, a Iaipu gerou a maior produção de energia dos últimos cinco anos, com 38 milhões de megawatts.

O presidente brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, falou que a divisão da administração da empresa é algo que exige uma dedicação maior, mas enfatizou a importância da parceria.

Enio Verri disse que a usina pretende realizar uma série de ações ambientais nos próximos anos, para ajudar na preservação da natureza. Ele indica que essas iniciativas são necessárias no setor.

O representante brasileiro da Itaipu disse que a empresa pretende utilizar R$ 1,2 bilhão para diminuir ou zerar as contas de energia das vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. A iniciativa, porém, depende de uma medida provisória que poderá ser apresentada pelo governo federal.