Os estudantes que querem participar do processo seletivo do primeiro semestre de 2024 do Programa Universidade para Todos (Prouni) tem até esta sexta-feira (2) para fazer a inscrição. No Paraná estão abertas mais de 36 mil bolsas para o programa. Dessas, 24,8 mil serão integrais e 11,2 mil parciais, distribuídas em 207 cursos, de 105 instituições do estado. Os quantitativos representam 8,87% do total de bolsas ofertadas pelo Prouni: 406.428 (308.977 integrais e 97.451 parciais). Em Curitiba, por exemplo, a oferta é de 178 cursos.
O curso de graduação com o maior quantitativo de bolsas ofertadas no estado é administração: são 2,1 mil bolsas integrais e 380 parciais. Na sequência aparece o curso de pedagogia, com 2,1 mil bolsas e ciências contábeis, com 1,5 mil.
Cynthia Burkouski, coordenadora do Prouni no Centro Universitário Integrado de Campo Mourão (PR), explica que para participar do Prouni, é preciso ter realizado pelo menos uma das duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das cinco provas do exame.
A professora lembra ainda da importância da educação no desenvolvimento das cidades.
Raiane Gabriele de Oliveira, é acadêmica do sexto período de Medicina do Centro Universitário Integrado e que deve se formar em 2027. É beneficiária do Prouni. Ela morava em Sarandi, no norte do Paraná e se mudou para Campo Mourão (Noroeste do Paraná) para estudar. Ela tinha o sonho de ser médica, mas não tinha condições financeiras.
Para Raiane todo o esforço vale a pena. O conselho para quem está estudando é: não desistir.
Para se inscrever o participante precisa ter cadastro no login único do Governo Federal e criar uma conta no gov.br. Os resultados estarão disponíveis em 6 de fevereiro (primeira chamada) e 27 de fevereiro (segunda chamada).