O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo de tempestades e a Marinha do Brasil emitiu aviso da chegada de uma frente fria. Os alertas foram publicados na noite desta quinta-feira (16).

O aviso do Instituto Nacional de Meteorologia ressalta que há risco de tempestades com acumulados de chuva podem ficar entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia. Os ventos intensos variam entre 40 e 60 km/h e há risco de queda de granizo.

Podem ocorrer estragos em plantações, corte de energia elétrica, queda de galhos e árvores e alagamentos.

O alerta é válido para as regiões Oeste, Noroeste, Sudoeste, Sudeste, Centro e Centro-Sul do Paraná.

O meteorologista do Simepar, Samuel Braun, falou sobre as tempestades que podem atingir algumas regiões do Paraná.

Em caso de rajadas de vento, as pessoas não devem se abrigar embaixo de árvores, pois há risco de queda e também de descargas elétricas; não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda; se possível, desligar aparelhos elétricos e também o quadro geral de energia.

O alerta emitido pela Marinha do Brasil chama a atenção para a passagem de uma frente fria que pode afetar a faixa litorânea entre Laguna, em Santa Catarina, e Paranaguá, no Litoral do estado. Segundo a Marinha, os ventos de direção Sudoeste a Sudeste podem chegar com intensidade de até 75 km/h, entre a noite desta sexta-feira (17) e a madrugada de domingo, dia 19 de maio.

Conforme a Marinha, os navegantes precisam consultar as informações antes de entrar no mar. Além disso, há um pedido para que as pessoas divulguem essas informações às comunidades pesqueiras e também para quem pratica esportes aquáticos.

Em caso de emergência, podem ser acionados o Corpo de Bombeiros (telefone 193) e a Defesa Civil (telefone 199).