O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de nova onda de calor que pode elevar a temperatura em até 5ºC acima da média por um período de até 5 dias. O alerta foi emitido para alguns estados do Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil. No Paraná, a onda de calor não chega a ter influência em todo o estado.

De acordo com o Inmet, o aquecimento mais intenso ocorre nas regiões Norte, Noroeste e Oeste do estado. Já nas faixas Sul e Leste do Paraná, que abrange Curitiba e Região Metropolitana, a temperatura não deve ser muito influenciada por essa onda de calor, mesmo assim continuam um pouco elevada.

Segundo o instituto, o calor acima da média pode trazer risco à saúde. Portanto, as pessoas devem evitar exposição excessiva nos horários de pico e também devem se manter hidratadas.

Neste fim de semana, os termômetros já registram temperaturas mais altas em Curitiba. Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), neste sábado (27), fez quase 30ºC na capital paranaense. A temperatura mais alta registrada no estado foi de 37ºC em Loanda, na região Noroeste.

O domingo (28) continua com temperaturas acima dos 25ºC em todo o Paraná. Segundo o Simepar, pancadas de chuva acompanhadas de raios são registradas nas regiões próximas à divisa com Santa Catarina e à fronteira com a Argentina. Nas demais regiões paranaenses, o tempo segue estável com predomínio de sol. Na região Noroeste, os termômetros registram temperatura acima dos 31 ºC.

Essa é a quarta onda de calor que atinge o país e chega ao estado um mês após o início do outono.

A previsão é que a onda de calor permaneça até o dia 2 de maio e com isso eleve a temperatura média do mês de abril.