Após duas semanas do início da tragédia no Rio Grande do Sul, os paranaenses seguem se mobilizando com a arrecadação de fundos e doações para enviar às vítimas. Em Paranaguá, a autarquia Portos do Paraná chegou a reabrir as inscrições para uma corrida solidária, que faz a doação de cestas básicas no litoral, para que mais 500 participantes pudessem se inscrever. Com isso, o novo montante arrecadado será enviado para a ajuda no Rio Grande do Sul. Em cinco dias as inscrições extras foram esgotadas, como conta o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

Outra iniciativa, realizada em Curitiba, juntou empresários da cidade em uma rifa solidária. Com mais de 100 prêmios arrecadados entre os comércios participantes, o objetivo é vender o máximo de números possíveis e converter esse valor em ajuda humanitária. A organizadora da iniciativa, Mariana Salata, explica que cada número é vendido por R$ 5,00 e que toda ajuda será detalhada no site da iniciativa. 

O sorteio está programado para acontecer no dia 20 de maio, às 20h. As informações e prestação de contas podem ser acessadas no site da rifa.

Há ainda quem esteja doando os valores das vendas de um livro, que será lançado nesta quinta-feira (16) na capital paranaense. A iniciativa é do jornalista e escritor, Ediney Giordani, que afirmou que vai relançar seu 3º livro “Julius Stranger – O Dono do Mundo” e toda arrecadação da venda do livro será revertida para auxiliar as vítimas nas cidades gaúchas.