A Secretaria de Estado de Educação do Paraná indicou que o índice de comparecimento dos professores da rede estadual de ensino nas escolas chegou a 97% nesta quarta-feira (5). O índice é maior que os 93% registrados na terça-feira (4) e que os 87% contabilizados na segunda-feira (3).

Desde o início da semana, o sindicato que representa a categoria deflagrou greve contra a implementação do projeto Parceiro da Escola, aprovado na Assembleia Legislativa e sancionado pelo governador Ratinho Junior (PSD). A paralisação acontece mesmo contra a determinação da Justiça.

No final de semana, a Justiça considerou a greve ilegal e fixou multa de R$ 10 mil para cada dia de paralisação. Mesmo assim, a determinação é para que professores não compareçam. A orientação do governo do estado é de que os pais ou responsáveis continuem enviando os estudantes para a escola.

O projeto prevê que 204 escolas do estado realizem parcerias com empresas privadas para serviços de administração. O secretário de estado de Educação, Roni Miranda, disse que não haverá qualquer interferência das empresas no modelo de ensino já adotado no estado.

Parlamentares de oposição ingressaram com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para questionar a constitucionalidade da iniciativa. Mesmo assim, o secretário afirmou que a iniciativa é legal, e já havia recebido o aval de outra decisão favorável da Justiça do Paraná. Ele ressaltou que a escolha dos colégios sobre aderir ou não ao modelo será opcional.

A expectativa da secretaria é diminuir a burocracia no ensino público. Representantes dos professores indicam que a medida pode abrir brecha para uma interferência da iniciativa privada na educação estadual, limitando a atuação dos professores, o que é negado pelo governo do Paraná.

No Paraná, cerca de 2,1 mil estudantes são atendidos no projeto-piloto do programa, adotado em duas escolas, sendo uma em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, e outra na capital paranaense. A secretaria indicou melhora nos índices de matrícula, frequência e desempenho.