Geralmente o mês de outubro registra alta nos agendamentos de mamografia por causa das campanhas do Outubro Rosa e a conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama. A doença, porém, não escolhe data para surgir e exige atenção periódica das mulheres.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Paraná deve registrar 3.650 casos de câncer de mama feminina entre 2023 e 2025. Para evitar o surgimento de qualquer indício da doença, especialistas orientam sobre a realização do exame e também o tratamento no caso de diagnóstico.

Dentre os procedimentos, médicos especialistas realizam a radiografia das mamas e, com equipamento próprio, realizam pressão sobre o órgão. Dessa forma, é possível identificar nódulos e também a presença de dor.

SAIBA MAIS:


Outubro Rosa: campanha orienta exame periódico das mamas

Campanha Outubro Rosa começa caminhada no centro de Curitiba


O ginecologista e professor da UFPR, Jaime Kulak, explica que o exame não traz muito desconforto, mas indica que seja realizado entre 10 a 15 dias após o período menstrual.

Segundo ele, o agendamento não costuma apresentar filas na rede pública e pode ser realizado em curto prazo.

Quanto mais cedo o tumor for identificado, maiores são as chances de cura. O exame é indicado para mulheres acima dos 40 anos. O Ministério da Saúde recomenda consultas com um médico a cada dois anos entre os 50 e 69 anos. Dores, inchaço em toda a mama e caroço na axila são alguns dos sintomas que exigem atenção.

Quanto mais cedo o tumor for identificado, maiores são as chances de cura. Foto: Arquivo Próprio

A cirurgiã oncológica do Hospital São Marcelino Champagnat, Giovana Gugelmin Brandalize, explica que há vários tratamentos para a doença. Dependendo dos fatores pode ser necessária a cirurgia, mas ela reforça que a quimioterapia não é necessária quando se descobre precocemente.

Mesmo em casos mais sérios, ela explicou que já estão disponíveis soluções mais modernas no caso de remoção da mama.

Dados preliminares do Sistema de Informações do Câncer (Siscan), mostram que de janeiro a julho de 2023 foram realizados no Paraná 191.029 exames de mamografia

O exame preventivo e a mamografia pode ser realizado de forma gratuita em Curitiba por meio da Diretoria de Assistência Primária à Saúde e Serviços Sociais (DAPS), pelo telefone (41) 3330-6088.