O centro de Curitiba foi palco de uma campanha de conscientização sobre o câncer de mama nesta terça (03). Quem passou pela Boca Maldita encontrou um tapete rosa trazendo orientações para prevenir a doença. A ação contou com uma equipe de enfermeiras do Hospital Erasto Gaertner para tirar as dúvidas da população. O mês de outubro é dedicado à prevenção deste tipo de câncer.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Paraná deve registrar 3.650 casos de câncer de mama feminina entre 2023 e 2025.

A enfermeira Alessandra dos Santos Barbosa explicou que a ação contou com a entrega de folhetos sobre os sinais iniciais do câncer, além de como se prevenir.

Além de ir ao médico, outra maneira de ficar atento é a autoavaliação. Por meio de técnicas simples, a mulher pode identificar se há algo de anormal em uma das mamas.

Além de ir ao médico, outra maneira de ficar atento sobre o câncer de mama é a autoavaliação. Foto: Arquivo Próprio

Dores, inchaço em toda a mama e caroço na axila são alguns dos sintomas que exigem atenção.

De acordo com o Hospital Erasto Gaertner, mulheres acima dos 50 anos devem realizar o exame da mamografia a cada dois anos. Já no caso de pessoas que possuam histórico familiar, a pessoa deve iniciar as consultas enquanto jovem.

SAIBA MAIS:


Pelo menos mil pessoas devem receber o diagnóstico de câncer de pâncreas no Paraná em 2023

Má alimentação e obesidade são fatores de risco para câncer de intestino; saiba como prevenir


Quem passou pela campanha durante a tarde conseguiu, inclusive, testar em um material interativo os sintomas sentidos na mama. Gilceia Pacheco ficou sabendo da ação e resolver dar uma conferida no conteúdo. Ela conta que está com os exames em dia.

O exame preventivo e a mamografia podem ser realizados de forma gratuita em Curitiba por meio da Diretoria de Assistência Primária à Saúde e Serviços Sociais (DAPS), pelo telefone (41) 3330-6088.