O governo do Paraná anunciou, nesta terça-feira (3), um pacote de ações para a população idosa no estado. A iniciativa foi idealizada pela Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa e serão aplicados R$ 7,4 milhões aos fundos municipais para programas e ações de assistência aos mais velhos. O pacote de medidas foi assinado durante evento no Palácio Iguaçu, em Curitiba.

Durante o evento para o anúncio dos investimentos que serão realizados pelo governo estadual, a secretaria responsável pela pasta, Leandre da Ponte, explicou que a medida é resultado de uma série de planejamentos e está dentro do orçamento previsto no estado.

Números divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que a população idosa no Paraná é de 3,4 milhões, ou equivalente a 29,5% da população do estado, que hoje é de quase 12 milhões de habitantes. Os números são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua).

A população idosa teve um salto de cerca de 11,6% em quatro anos. Em 2018, o índice era de 3,0 milhões. Na prática, significa que mais de 350 mil pessoas passaram dos 60 anos no Paraná. Em Curitiba, a população idosa em 2022 era de 614 mil, contra 578 mil em 2018. A secretária explicou que, com o envelhecimento da população, é preciso investimentos.

Além disso, o governo anunciou a assinatura da Lei de Gratuidade no Transporte Intermunicipal para pessoas com 65 anos, que permitirá que esse público viaje entre as cidades do Paraná de ônibus sem precisar pagar pela passagem. A medida também será aplicada a pessoas com renda igual ou inferior a dois salários mínimos.

No pacote de medidas, haverá ainda a criação de uma Central Judicial da Pessoa Idosa e o lançamento do Programa Viaja +60, com a proposta de possibilitar viagens para 20 mil idosos na primeira etapa, em um investimento de R$ 3,5 milhões. O governador Ratinho Junior (PSD) falou sobre essa série de investimentos que será aplicada no estado.

O pacote foi anunciado após o Dia Internacional do Idoso, comemorado no domingo (1º).