Uma reunião realizada na tarde de domingo (10), entre o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Marítimos e Fluviais de Paranaguá e Empregados Terrestres de Empresas Aquaviárias, Agenciadoras Marítimas e Atividades Afins no Estado do Paraná (Settapar), o Ministério Público do Trabalho e a Internacional Marítima, empresa que administra o ferry boat de Guaratuba, colocou um ponto final na greve da categoria. O estado de greve foi anunciado para a manhã deste domingo, mas os trabalhadores colocaram em prática durante a tarde, afetando o serviço aos usuários.

Os trabalhadores decidiram aceitar a proposta da empresa e, com isso, o serviço voltou a operar normalmente. As quatro embarcações, sendo dois ferry boats e duas balsas, com capacidade total de 199 veículos embarcados simultaneamente, já estão à disposição dos motoristas que pretendem fazer a travessia.

No entanto, o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) informou que o tráfego permanece intenso na noite deste domingo, especialmente no sentido Guaratuba-Caiobá, após a normalização da travessia, já que muitos veículos estavam na fila para fazer a travessia.

Enquanto a situação não se resolvia, houve bastante espera e a orientação para que os motoristas priorizassem as BR-277 e 376 para o retorno a Curitiba, especialmente após o feriadão da Independência.

O Tenente Sidinei Hudach, da Polícia Rodoviária Estadual, falou o que os motoristas devem fazer quando houver restrição de tráfego na travessia do ferry boat.

Os trabalhadores reivindicavam reajuste salarial de 15% , além de auxílio alimentação no valor de R$ 900 mensais. A empresa fez a contraproposta de reajuste no percentual de 8,5% incidente sobre os salários relativos ao mês de setembro de 2023, e auxílio alimentação de R$ 350 mensais. 

As negociações vinham ocorrendo desde o início do novo contrato, no dia 11 de agosto, entre a Internacional Marítima e o sindicato. O estado de greve teve início devido à falta de acordo até este sábado (9). A empresa havia informado que seguia aberta ao diálogo com a categoria.