Alunos de uma escola de Curitiba se mobilizaram para confeccionar as pêssankas, tradicionais ovos decorados que compõe a celebração do povo ucraniano, que passa por dificuldades em meio à guerra contra a Rússia. E o resultado foi uma mobilização que emocionou todas as pessoas que participaram do processo.

A Escola Pedro Apóstolo, que fica no bairro Capão Raso, convidou toda comunidade escolar para participar neste ano da confecção das pêssankas, tradicionais ovos coloridos que fazem parte da cultura ucraniana durante as celebrações da Páscoa. Essa foi a forma encontrada de despertar a empatia e promover a solidariedade, segundo a diretora da escola, Carolina Paschoal.

Carolina explica que a autoria da confecção das pêssankas será mantida em segredo, por um motivo.

As famílias enviaram cascas de ovos para a instituição. Com a matéria-prima em mãos, as crianças de todas as séries montaram as peças, com o apoio da família. Uma das mães, Luciana Gardolinski de Albuquerque, adorou a ideia.

O aluno da quarta série, João Paulo Bevilaqua, mergulhou no projeto.

De forma simples e didática, a equipe explicou que uma guerra não faz bem para as pessoas. Lá na Ucrânia, milhares de crianças estão com medo e tem um futuro incerto. Ensinar as novas gerações sobre o respeito às diferenças entre os povos também faz parte da proposta da escola. E parece que João Paulo entendeu bem essa mensagem.

O garotinho resume a ação feita pelas crianças.

Ouça a matéria completa: