O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) publicou nesta sexta-feira (19) o resultado da licitação para a contratação de empresa que será a responsável por avaliar as encostas e taludes da Estrada da Graciosa (PR-410), entre os quilômetros 6 e 16, em Morretes, na região do Litoral.
A empresa declarada vencedora apresentou uma proposta no valor de R$ 2.640.334,14. As demais participantes da disputa foram desclassificadas por não atenderem a todos os critérios do edital. Caso não haja recursos interpostos, o próximo passo é a homologação do resultado pelo DER/PR, seguido por trâmites internos para assinatura de contrato.
O objetivo desta licitação é identificar todas as áreas de risco de deslizamentos e elaborar soluções para garantir sua estabilidade, evitando que novos danos voltem a ocorrer na Estrada da Graciosa, que teve seu tráfego liberado integralmente no final do ano passado, após serem recuperados os estragos causados pelas chuvas.
O edital prevê serviços de mapeamento e perfilamento a laser em veículo aéreo; avaliação das condições de drenagem; avaliação das condições geotécnicas e realização de sondagens; consolidação de estudos sobre o trecho e elaboração de um mapa de risco; e a elaboração de projetos básicos de engenharia para os pontos críticos identificados.
O prazo de execução das atividades será de cinco meses, após assinatura de contrato e emissão de Ordem de Serviço.
*Com informações da AEN.
Editado por Lucca Gomes com supervisão de Joyce Carvalho