O novo modelo de Carteira de Identidade, anunciado pelo Governo Federal, ainda não foi implementado no Paraná. A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) informou que trabalha em parceria com o Instituto de Identificação do Paraná (IIPR) e também com a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) para seguir as recomendações do decreto do Governo Federal e implantar o novo RG. Conforme a Sesp, o Estado tem até março de 2023 para implementar o novo modelo e por enquanto não há um prazo definido.

As Carteiras de Identidade emitidas no modelo atual terão validade de 10 anos e para as pessoas com 60 anos ou mais, não há prazo de validade.

Enquanto o novo modelo de Registro Geral (RG) ainda não começa a ser feito no Estado, a Polícia Civil do Paraná (PCPR) faz a ampliação do serviço da 2ª Via Fácil do RG, que consiste em incluir no documento, pela internet, diversos dados extras, como informações de saúde, deficiências, tipo sanguíneo e símbolo do autismo.

Além disso, também podem ser incluídos números de outros documentos, como, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Título de Eleitor, entre outros documentos.

A intenção é oferecer praticidade ao portador do RG, bem como tornar o documento único e suficiente para qualquer finalidade.
A ampliação do serviço começa a ser feita a partir desta segunda-feira (14) e a solicitação da 2ª via com inserção de dados extras deve ser feita pelo site da Polícia Civil do Paraná, na aba “documentos”. O usuário deve ficar atento, pois antes de iniciar o processo precisa ter todas as imagens salvas no celular ou computador para depois anexar.

As informações referentes à saúde podem ser incluídas na carteira de identidade com base em uma lista de Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde. No site da Polícia Civil PR o usuário pode selecionar a doença e fazer a solicitação, com a apresentação de laudo médico. Pessoas com deficiência e autismo também devem apresentar parecer clínico. Quem quiser incluir o tipo sanguíneo precisa comprovar por meio de exame laboratorial.

As imagens de cada um dos documentos que precisam ser anexados devem estar em formato .jpeg, com tamanho máximo de cinco megabytes (MB). O usuário não precisa digitalizar o documento, basta apenas fazer uma fotografia do documento.

Ao terminar a solicitação o usuário recebe uma mensagem, um SMS, no celular cadastrado para efetivar a confirmação do pedido.

Abaixo os números que podem ser inseridos por meio da 2ª via fácil:
– Cartão Nacional de Saúde
– Carteira profissional expedida por órgão ou entidade legalmente autorizada
– Número de Identificação Social
– Número do Programa de Integração Social ou Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público
– Carteira de Trabalho e Previdência Social
– Cadastro de Pessoa Física
– Carteira Nacional de Habilitação
– Título de Eleitor
– Certificado de Reservista