Começa nesta quarta-feira (20) às 9h, na Cinemateca de Curitiba, o EducAção – 1º Festival Internacional de Cinema e Educação, evento que valoriza o uso do audiovisual na área da pedagogia, com palestras, oficinas e exibição de filmes. “Queremos estimular a produção e a circulação de obras audiovisuais produzidas em ambiente escolar e também fora dele”, afirma Téia Werner, coordenadora do evento, que vai até sexta-feira (22), sempre com entrada franca.
No primeiro dia, o festival apresenta um filme realizado por alunos do Colégio Estadual Maria Balbina Costa Dias, que fica no Tarumã. A produção resulta de uma oficina orientada pela cineasta Silva Gabriela. Também nesta quarta, acontece o simpósio Audiovisual e Educação em Ambientes Formais e Não Formais.
Entre os lançamentos do EducAção está a publicação Linguagem Cinema, Doze Brinquedos e Filmes, que a cineasta e educadora chilena Alicia Veja escreveu durante a pandemia. As mesas de palestras e debates incluem Salete Sirino e Solange Stecz, ambas da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Adriana Fresquet, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Marília Campos, da Universidade de São Paulo (USP), e os cineastas Oda Rodrigues e Luiz Carlos Lacerda, entre outros.
A programação completa está no EducAção: festivaleducacao.com.br