As doações de sangue diminuem com a proximidade dos feriados, alguns tipos sanguíneos já estão com os estoques em estado crítico, e isso causa muita preocupação.

Mais de 50% das unidades do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) estão perto do limite para os tipos sanguíneos: A negativo, O negativo e O positivo. Já os estoques dos outros tipos sanguíneos estão dentro dos níveis considerados normais, segundo o Hemepar.

A diretora da entidade, Liana Labres de Souza, explica como estão os estoques em diversas unidades espalhadas pelo Estado.

A proximidade de dois feridos prolongados é outro fator que preocupa quem administra os bancos de sangue e também quem trabalha em hospitais e sabe da necessidade das bolsas de sangue. A responsável pelo Hemepar comenta que, com a proximidade dos feriados, diminuem as doações e aumentam o número de acidentes de trânsito.

Em razão do baixo estoque de alguns tipos de sangue, a diretora do Hemepar, diz que mesmo com o feriado prolongado as unidades estarão fechadas apenas nos dias dos feridos e nos demais ficarão abertas.

Liana explica que a pandemia não acabou e as doações ainda são feitas mediante agendamento prévio.

Doar sangue é um ato de amor ao próximo e não existe nada que substitua o sangue, como ressalta a diretora do Hemepar.

 

As pessoas interessadas em doar sangue podem acessar o site www.saude.pr.gov.br/doacao e fazer o agendamento.