O estado do Paraná segue trabalhando no Rio Grande do Sul, prestando apoio aos moradores que perderam tudo nas enchentes. Até quinta-feira (23), os bombeiros que atuam no resgate de vítimas atenderam 1.026 pessoas, além de salvarem milhares de animais. Quanto às doações, o estado encerrou as arrecadações no quartel, chegando a um montante superior a 10 mil toneladas arrecadadas, como ressalta o capitão Marcos Vidal da Silva Júnior, da Defesa Civil do Paraná.

Apesar do encerramento da campanha estadual, os Correios devem receber donativos até pelo menos dia 31 de maio. Foram encaminhadas 780 toneladas pela estatal até esta sexta (24). A empresa deixou de receber apenas roupas. Os demais itens podem ser entregues nas sedes dos Correios em todo o Paraná.

Em Curitiba, a prefeitura informou que a campanha não tem prazo para acabar e que estuda uma data limite. Nelson Ribeiro, coordenador da Defesa Civil, pontua que alguns tipos de mantimentos também não estão mais sendo aceitos, a pedido do governo estadual do Rio Grande do Sul, como água e vestuário.

Cerca de 600 mil pessoas ficaram desabrigadas ou desalojadas no Rio Grande do Sul. Para seguir prestando apoio a essas vítimas, um jogo beneficente que vai arrecadar donativos, vai acontecer no Complexo Esportivo Tarumã, neste sábado (25), a partir de 9h. A partida será entre estrelas do vôlei, como os campeões olímpicos Giba, Carlão, Rodrigão, Dante, Emanuel e Alison.

Será possível fazer a troca das doações por ingressos do jogo, mediante 1kg de alimento não perecível; 1 caixa com 12 garrafas de água mineral de 500 ml; ou 1kg de ração para animais. As trocas serão feitas até as 18h, enquanto houver ingressos disponíveis em quatro locais.

Os postos de troca são a sede da Secretaria de Estado do Esporte, o Complexo Esportivo Tarumã, a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba (SMELJ) e a Praça Oswaldo Cruz.