Vários ônibus adesivados com imagens de algumas atrações turísticas do Paraná vão percorrer o Brasil como parte de uma campanha de divulgação sobre o estado. Inicialmente, cinco ônibus da empresa devem rodar por estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

Ao todo o Paraná possui 19 regiões turísticas que reúnem diversas riquezas. Na natureza, as principais atrações são as Cataratas do Iguaçu e a beleza da Mata Atlântica. Na área gastronômica, o Paraná oferece o famoso barreado de Morretes, que também é servido em Antonina e Paranaguá. Outra iguaria paranaense é a carne de onça, prato famoso em bares e restaurantes de Curitiba. Por causa dessa variedade de opções, o governador Ratinho Junior disse a divulgação é uma forma de potencializar o turismo no estado.

Ônibus adesivados com imagens de algumas atrações turísticas do Paraná vão percorrer o Brasil como parte de uma campanha de divulgação sobre o estado. Foto: Gabriel Rosa/ AEN

O turismo paranaense cresceu 11,3% nos primeiros sete meses deste ano, de acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE. O aumento é o maior da região Sul e o terceiro maior de todo o Brasil. Segundo o diretor da Viaje Paraná, Irapuan Cortes Santos, a previsão é que mais veículos e mais empresas participem da campanha.

De acordo com o diretor-executivo da Autoviação Catarinense, Anuar Helayel, o estado é uma referência no turismo nacional e, com a campanha, será possível divulgar o turismo ainda mais para outras regiões que já são responsáveis por trazer turistas ao estado.

SAIBA MAIS:


Linha Turismo de Curitiba vai custar R$ 6 para moradores durante a primavera

Turismo cresce 11,3% e setor de serviços 12,1% nos primeiros sete meses no Paraná


Quem comemora a chegada de mais turistas ao estado é o setor hoteleiro, que já está se preparando para o verão e as férias de fim ano. O diretor do NH Hotel, Antonio Albuquerque, destaca as vantagens econômicas desse setor no Paraná. Segundo ele, Curitiba recebe muita gente de fora para o turismo de negócios.

Dentro de negócios estão incluídas atividades que envolvem toda a cadeia produtiva do setor, desde hospedagem até alimentação. Para o ano que vem as perspectivas são positivas, ele ressalta que parte da rede hoteleira está com 70% dos espaços para eventos já ocupados até o fim do ano.

No total são cinco zonas naturais do estado: o Litoral, a Serra do Mar, o Primeiro, o Segundo e o Terceiro Planaltos. O atrativo mais visitado é o Parque Nacional do Iguaçu, foram registrados 1.434.308 de visitantes em 2022. O guia completo com todos os pontos turísticos e orientações para viagens no Paraná está disponível no site: viajeparana.com