O papel daqueles que cedem seu tempo, conhecimento, força física e até mental acaba sendo primordial para quem necessita de um gesto de generosidade como este. E é claro que é possível ser voluntário em várias causas, existem aqueles que constroem casas para quem não tem onde morar, ou quem faz parte da escuta de pessoas que precisam desabafar e até mesmo quem ensina uma habilidade para que a comunidade consiga progredir no mercado de trabalho.
Essa última opção foi escolhida por João Henrique de Souza Júnior, de 37 anos. Pela primeira vez ele deu aulas de excel para deficientes físicos, cedendo seu tempo e conhecimento para quem tem dificuldades.
João Henrique de Souza Júnior dá aulas de excel para idosos. Foto: Divulgação ICI
Quem recebeu o conhecimento e o afeto de João, caso do José Ademir Pavoski, de 70 anos, ressalta a importância do voluntário na vida das pessoas.
José Ademir Pavoski diz que além de conhecimento, ganhou também um amigo. Foto: Divulgação ICI.
Jan Rakucki Júnior, de 49 anos, foi diagnosticado com Esclerose Múltipla. Ele também foi aluno do curso de excel, por meio da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná (ADFP), e conta que a aula foi uma oportunidade de manter a mente em movimento.
Aluno que participou do projeto conta que aula foi oportunidade de manter mente em movimento. Foto: Divulgação ICI.
Para o professor e voluntário, os relatos demonstram que apesar de ceder seu tempo e conhecimento, o maior beneficiado foi ele.
Voluntariado fez bem para professor e aluno. Foto: Daniel Caron/FAS.
A iniciativa partiu da empresa onde ele trabalha, o Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), que desenvolve soluções de TI para a gestão pública. A corporação lançou uma pesquisa interna em que quase 20% dos funcionários demonstraram interesse na realização de algum tipo de trabalho voluntário em projetos sociais, como explica Gislaine Correia da Silva, analista de Gestão de Pessoas do ICI.
20% dos funcionários demonstraram interesse em serem voluntários. Foto: Divulgação ICI.
REPORTAGEM – boas ações fazem bem tanto para quem recebe quanto para quem se dedica a alguma causa
O Dia Nacional do Voluntariado é celebrado em 28 de agosto