Em um espaço de cinco mil metros quadrados, o Detranzinho terá uma estrutura com diversos itens que retratam ruas, calçadas, sinalizações e tudo que compõe situações reais de trânsito. A minicidade vai contar com quadras marcadas por meio-fio, vias com sinalização vertical e horizontal, ruas com sentido único e duplo de circulação, vias preferenciais e binários, travessia elevada, lombada, ciclovia e rotatória.

As atividades de educação no trânsito vão acontecer na minicidade em parceria com o Batalhão de Polícia de Trânsito (Bptran), da Polícia Militar do Paraná. Além disso, o Governo do Estado conta com a parceria da Renault, que doou miniveículos elétricos que serão usados pelas crianças como parte da aprendizagem de trânsito. Durante o evento, também foi apresentado o mascote do Detran, o robô Rod.

O governador Ratinho Junior adiantou que outros 16 Detranzinhos serão construídos pelo Estado.

O diretor-geral do Detran-PR, Wagner Mesquita, acredita que os aprendizados poderão ser repassados aos pais.

O governador também falou sobre a terceirização dos pátios do Detran. Conforme Ratinho Junior, os estudos feitos pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) apontaram que com as concessões dos pátios, o Estado vai economizar mais de R$ 8 milhões por ano.

Com a concessão, os policias militares que cuidam dos pátios voltam para o trabalho nas ruas. Além disso, o governo acredita em melhores condições sanitárias para os locais, que hoje são criadouros do mosquito da dengue, segundo o governador.

O diretor do Detran, Wagner Mesquita, também falou sobre os benefícios que podem surgir a partir da concessão.

Durante o eventro, alguns policiais protestaram em frente ao Detran-PR devido à aprovação do pacote de medidas para a segurança pública. Houve tumulto entre os manifestantes e os seguranças do governador. Ratinho Júnior comentou.