O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) fez uma orientação para os viajantes que pretendem fazer a travessia entre Caiobá e Guaratuba, no litoral paranaense, pelo ferry boat. Evitar utilizar o serviço nos horários de pico.

De acordo com a orientação, a medida serve para tentar evitar filas durante os feriados de Páscoa e Tiradentes, pois, os serviços de manutenção das balsas e atracadouros podem fazer a travessia ser mais demorada. A sugestão é evitar os horários entre 11h e 14h, e entre 18h e 20h.

Além disso, conforme o DER-PR, veículos pesados com mais de três eixos e/ou superior a 14 metros não podem fazer a travessia entre 6h e 22h.

Em entrevista à CBN Curitiba, ainda nesta terça-feira (12), o diretor-geral do DER-PR, Alexandre Castro Fernandes, explicou que os transtornos serão passageiros e que as melhorias já deviam estar prontas, pois, era obrigação da concessão anterior realizá-las.

Conforme o DER-PR, durante os 10 meses da operação com a antiga empresa, foram aplicados 200 autos de infração pelo não cumprimento de cláusulas estipuladas no contrato.

Nesse período, foram várias reclamações de balsas à deriva, falta de combustíveis, filas demoradas e até o desabamento de um dos atracadouros. No entanto, os mesmos problemas já foram observados no contrato emergencial com a nova empresa.

No último feriado de carnaval, por exemplo, o DER-PR chegou a recomendar que os motoristas não utilizassem o serviço de travessia, optando pelo trajeto pela BR-376.

Alexandre Castro Fernandes ressaltou que todos os problemas só serão solucionados, de fato, com a construção da Ponte de Guaratuba.

A empresa que gerencia o ferry boat, Internacional Marítima informou que trabalha para alugar um novo conjunto de balsa e rebocador para operar na Baía de Guaratuba, o que ajudará a reduzir o tempo de espera no local. No entanto, isso deve acontecer somente no mês de maio.