O Departamento de Estradas de Rodagens do Paraná (DER) apresentou três programas de obras de manutenção para os 12 mil quilômetros da malha rodoviária estadual do Paraná, durante audiência pública na tarde desta quarta-feira (06).

De acordo com o departamento, o projeto prevê um Programa de Manutenção e Conservação do Pavimento. Ele é subdividido em 40 lotes e contempla cerca de 10 mil quilômetros de rodovias. A previsão de investimento de R$ 1 bilhão e 800 mil por ano para essa etapa, com licitação prevista para o 4º trimestre de 2023.

O coordenador do lançamento da malha, Rafael Rodrigues Teixeira, detalhou que a conservação do pavimento envolve os serviços de tapa buraco, selagem de trinca, fresagem, entre outros.

Também está previsto o Programa de Conservação da Faixa de Domínio, que vai contemplar 11 mil quilômetros e deve trazer serviços de conservação dos elementos rodoviários da faixa de domínio, que consiste na limpeza dos dispositivos de drenagem, sinalização e controle da vegetação ao longo das rodovias.

Para essa etapa a previsão é de R$ 264 milhões por ano, com licitação prevista para o 4º trimestre de 2023 e engloba trechos não pavimentados, segundo o coordenador.

Tanto o Programa de Manutenção e Conservação do Pavimento, quanto o Programa de Conservação da Faixa de Domínio terão prazo de execução de aproximadamente três anos.

O DER-PR tem como responsabilidade a manutenção nas rodovias estaduais, mas também assume o lote de rodovias da nova concessão até a assinatura

Por fim, o DER também apresentou o Programa de Manutenção Pista e Faixa de Domínio para as novas concessões. Serão realizados serviços de manutenção em uma extensão de 1560 quilômetros e previsão de R$ 400 milhões e 920 mil em 12 meses. É nesse terceiro programa que estão contemplados trechos de rodovias estaduais das novas concessões, incluindo a PR-323 no Noroeste e a PR-280 no Sudoeste.

O coordenador Rafael Rodrigues Teixeira reforça que a conservação acontece antes da transferência de responsabilidade para a concessionária.

Durante a audiência pública o DER apresentou um balanço do atual nível de conservação da malha pavimentada, conforme pesquisa em 2022. Os dados indicam que 69% da malha está em boa condição, 25% regular e 6% ruim.