Foi realizada na tarde desta terça-feira (9), a primeira reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), principal comissão da Assembleia Legislativa, após a cassação do presidente deputado Fernando Francischini (PSL).

Parte dos 75 projetos que estavam na ordem do dia da CCJ, receberam pareceres sobre a constitucionalidade e já podem continuar a tramitação, até serem apreciados em plenário.

Francischini foi cassado no dia 28 de outubro por divulgar notícias falsas contra o sistema eletrônico de votação.

A saída dele abriu espaço para que quatro deputados ocupassem cadeiras no legislativo, Adelino Ribeiro (Patriotas), Nereu Moura (MDB), Elio Rusch (DEM) e Pedro Paulo Bazana (PV).

Já a Comissão de Constituição e Justiça que nesta primeira sessão após a cassação foi presidida, de forma remota, pelo deputado Marcio Pacheco (PDT) continua sem um titular.

Nos bastidores da Assembleia a disputa entre Marcio Pacheco que é o atual vice-presidente da CCJ e Nelson Justus (DEM) que já presidiu a comissão anteriormente, é certa.

O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB) convocou os membros remanescentes da CCJ para realizar a eleição do novo presidente da Comissão até o dia 16 de novembro.