A imprecisão na demarcação da divisa entre os estados do Paraná e Santa Catarina em 1918 fez com que em 2024 parte da terra, antes atribuída aos paranaenses, agora passasse aos catarinenses. De acordo com a Diretoria de Gestão Territorial (Diget) do Instituto Água e Terra (IAT), o órgão foi procurado por um morador da região de Guaratuba, que solicitou a conferência dos limites, já que o seu imóvel estava dividido, mas em seus registros pessoais havia o detalhamento de que ele pertenceria à Santa Catarina.

O engenheiro florestal Amauri Simão Pampuch, que é chefe de divisão de limites municipais, explica como houve então a revisão da divisa.

Uma área estimada em 490 hectares, o equivalente a 490 campos de futebol, foi reavaliada pelos técnicos.

Somando os cinco marcos novamente medidos em uma linha de 28 quilômetros houve a mudança de divisa, passando cerca de 0,002% do território paranaense para Santa Catarina.

A nova delimitação pode impactar proprietários de terrenos que ficam na linha dos cerca de 28 quilômetros. A revisão territorial é feita anualmente pelo IAT e publicada no “Relatório de cálculo de área dos municípios do Paraná e na Divisão Político-Administrativa do Paraná”. Ela se encerrou em maio e a partir disso foi feita a notificação do estado de Santa Catarina e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Instituto Água e Terra informou que deve passar a considerar o novo traçado a partir de 2025.

A prefeitura de Guaratuba disse em nota que a “Secretaria Municipal de Urbanismo fará análise da revisão da área territorial para levantar os impactos territoriais, eventuais equipamentos públicos e, ainda, na arrecadação tributária”.

O IBGE pontuou que “acompanha atentamente as atualizações na divisão territorial do país, e que em caso de mudanças nos limites municipais, as devidas atualizações nos totais populacionais são implementadas em tempo hábil”.

A CBN Curitiba também procurou o Exército que informou que vai averiguar a situação.