A capital do Paraná terá o sinal 5G liberado na próxima terça-feira (16). A informação foi confirmada nesta sexta-feira (12) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O prazo é de que até 29 de setembro todas as capitais brasileiras tenham o sinal ativado. A primeira ativação do sinal foi feita em Brasília no início de julho. Oito capitais deverão ter o recurso: Brasília, Belo Horizonte, João Pessoa, Porto Alegre, São Paulo, Salvador, Goiânia, Curitiba.
A tecnologia é liberada na faixa de 3,5 giga-hertz e promete mudanças para todos. Segundo Luiz Puppin, especialista em Comunicações Móveis e gerente de treinamento da FiberX, parceira oficial da Huawei no Brasil, a sociedade começa a viver uma nova revolução. Entre os benefícios está a maior velocidade de comunicação.
O especialista alerta que será preciso um período de transição e adaptação para que todos possam usar o 5G. No caso prático, para quem quer utilizar a tecnologia no celular, por exemplo, precisa ficar atento.
O sinal 4G vai continuar funcionando normalmente.
A tecnologia 5G, chamada de “internet das coisas”, tem potencial para aumentar a produção industrial, por meio da comunicação direta entre máquinas, e possibilitar novidades como cirurgias a distância e transporte em carros sem condutores.
Em junho deste ano, a capital paranaense começou a testar a nova tecnologia com a inauguração do primeiro poste com sinal 5G do mundo. A luminária inteligente também tem sensores que monitoram trânsito, câmera de alta resolução e wi-fi integrado. Ela está instalada na esquina entre a Avenida Cândido de Abreu com a Rua Lysimaco Ferreira da Costa, ao lado da prefeitura de Curitiba, no bairo Centro Cívico. O equipamento, ainda em fase de testes, consegue transmitir sinal num raio de até 300 metros.