Um homem de 54 anos ficou gravemente ferido na tarde deste domingo (24) no bairro Boqueirão, em Curitiba após se envolver em um acidente com um trem. O caso aconteceu na linha férrea que cruza as ruas Antônio Polito e Carmelitas.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o homem estava a pé e indo para casa quando não percebeu a aproximação da locomotiva e foi atingido. Ele ainda conseguiu chegar em casa e foi socorrido ao hospital.
Segundo dados levantados pela CBN Curitiba do sistema de informação do Corpo de Bombeiros, desde o início do ano, nove acidentes foram registrados envolvendo trens em Curitiba, sendo que uma pessoa morreu, no dia 20 de abril, no bairro Boa Vista.
Curitiba possui 37 quilômetros de trilhos em áreas urbanas que cruzam a cidade. Ao todo são 45 passagens de nível instaladas para a circulação de pedestres e veículos, a maioria nos bairros Uberaba e Cajuru.
Um estudo feito pelo Programa de Segurança Ferroviária em Áreas Urbanas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em 2019, analisou 5.609 cruzamentos ao longo de 15 mil quilômetros de trilhos que percorrem 596 cidades brasileiras. Curitiba é o município que tem a pior avaliação do país, seguida de Paranaguá, no litoral do estado.
De acordo com o Governo do Paraná, o projeto da Nova Ferroeste é a alternativa para a solução do problema da linha férrea na área urbana de Curitiba. O projeto vai ligar o Mato Grosso do Sul ao Litoral do Paraná. Está prevista a ligação entre a região Oeste do Estado e o Porto de Paranaguá por um novo traçado que contorna a Capital.