Um levantamento realizado pela CBN Curitiba, com informações da base de dados do Corpo de Bombeiros, mostra que ao menos 61 acidentes envolvendo bicicletas foram registrados em Curitiba nos primeiros 28 dias de 2024. A maior parte das vítimas teve ferimentos moderados.

No domingo (28) um jovem de 23 anos ficou em estado grave após ser atropelado na Avenida República Argentina enquanto andava de bicicleta. A vítima sofreu fraturas no rosto, cabeça e joelho e foi encaminhada ao Hospital do Trabalhador. Segundo a Polícia Militar, testemunhas contaram que após o atropelamento o motorista do veículo fugiu sem prestar socorro.

De acordo com a Prefeitura de Curitiba, a cidade conta atualmente com uma malha cicloviária de 281,4 km, somando ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas. Claudionor Agibert, diretor da Escola Pública de Trânsito de Curitiba, aponta que há a expectativa para a expansão desses recursos aos ciclistas.

Em 2023 o número de acidentes envolvendo bicicletas entre 1º e 28 de janeiro chegou a 74 ocorrências, ainda conforme o levantamento da CBN. Os registros de 2024 representam uma queda, com diminuição de 21,31%. No entanto, há a possibilidade de subnotificação, uma vez que o caso registrado no último domingo foi considerado como atropelamento, mas constatado o uso da bicicleta após a chegada dos agentes no local.


SAIBA MAIS:


A orientação principal é para que os ciclistas utilizem a malha cicloviária para evitar o contato direto com os carros, além de evitarem as canaletas.

Agibert ressalta que para diminuir os acidentes e evitar vítimas graves é preciso que todos pratiquem a empatia no trânsito.

À CBN Curitiba a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que a situação do ciclista atropelado no domingo ainda requer atenção, mas ele está estável em um leito de UTI do Hospital do Trabalhador.