Números divulgados pela Pesquisa de Mobilidade Urbana e Dados nas Ruas do Brasil, o Estudo Mobilize, mostram que Curitiba tem 2,1% do modal de transporte utilizado por bicicletas. É o quarto tipo mais usado, atrás de veículos motorizados, com 48,5%, transporte público, com 25,2%, e a pé, com 23,3%. Nesta segunda-feira (17), Curitiba iniciou um novo sistema para utilização de bicicletas compartilhadas.
Bikes compartilhadas começam a circular por Curitiba nesta segunda (17). Imagens: Bruno de Oliveira/CBN Curitiba.
Os veículos estão disponíveis para aluguel diário e são equipados com sistema de segurança. Nos dez primeiros dias, as bicicletas estão liberadas de maneira gratuita para os usuários. A medida causou um esvaziamento das 250 bicicletas que estão disponibilizadas para aluguel em 20 estações distribuídas em vários endereços da cidade. O prefeito Rafael Greca (PSD) falou sobre a novidade.
Dos 4,8 mil quilômetros de vias, 237 quilômetros são destinados às ciclovias. O levantamento aponta ainda que 17,3% dos moradores estão próximos à infraestrutura cicloviária. A ideia da prefeitura, por meio do Plano de Estrutura Cicloviária, é de que o número de vias destinadas às bicicletas chegue a 408 quilômetros. A doutora em Gestão Urbana, Rafaela de Almeida, disse o motivo que torna o investimento importante.
SAIBA MAIS
• Bicicleta compartilhada é depredada em Curitiba um dia após implementação
Mesmo assim, ela aponta que ainda há muito o que ser feito para incentivar o uso das bicicletas nas ruas da cidade. Os endereços onde as estações das bicicletas compartilhadas foram definidos acabaram sendo escolhidos em conjunto com a empresa que disponibiliza os equipamentos e técnicos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba e da Superintendência de Trânsito.
O novo sistema possibilita a conexão de diferentes pontos da cidade e os usuários poderão circular com maior facilidade entre áreas importantes como os terminais Cabral, Portão, Guadalupe e Campina do Siqueira, além da Estação Rodoferroviária.