Um novo boletim divulgado pela FioCruz revela que Curitiba está entre as capitais que estão com curva ascendente de casos de Covid-19.

A FioCruz divulgou nesta quinta-feira (12), o novo Boletim InfoGripe que mostra traços de crescimento de Síndrome Respiratória Aguda na população adulta. Os casos de Covid-19 seguem em curva ascendente com resultados positivos para vírus respiratórios. A contribuição dos casos associados ao vírus sincicial respiratório (VSR) segue sendo a maior entre os vírus testados, correspondendo a 41,2% do total de resultados positivos. Os dados foram analisados pelos pesquisadores da FioCruz, que orientaram pela atenção especial na rede laboratorial em todo país para identificação adequada do tipo de vírus associado à mudança de tendência recente, em particular para diferenciação entre casos de Covid-19 e Influenza A. O boletim revela que 17 dos 27 estados apresentam sinal de crescimento nos casos. O Paraná está entre eles e Curitiba figura entre as capitais com curva ascendente. Alcides Oliveira, diretor do Centro de Epidemiologia da SMS, fez uma análise desse cenário.

O levantamento da FioCruz aponta que os casos de Covid-19 seguem sendo a principal causa de Síndrome Respiratória Aguda Grave. A curva nacional está em alta há seis semanas. A estimativa é de 4.300 a 5.800 confirmações na semana de 1 a 7 de maio de 2022. Alcides Oliveira confirma que as doenças respiratórias aumentaram, paralalelo aos diagnósticos positivos de coronavírus, no grupo de pessoas mais vulneráveis.

Apesar do aumento no número de casos ativos, Alcides se baseia nas estatísticas para tranquilizar a população, lembrando que os casos graves diminuíram.

Outra constatação prática, de acordo com ele, é de que a maioria dos pacientes que precisou de atendimento nos hospitais, não estava com o esquema vacinal completo.

O estudo da FioCruz tem como base os dados inseridos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até o dia 9 de maio.

Ouça a matéria completa: