Foi confirmada nesta sexta-feira (30) a segunda morte por coqueluche em Curitiba este ano. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, a vítima é um bebê, do sexo feminino, de cinco meses de idade, que morreu em decorrência de complicações da doença no último domingo (25). Desde 2013, Curitiba não registrava óbitos pela doença.

A doença foi diagnosticada e a criança foi medicada, recebendo todos os recursos terapêuticos ao buscar atendimento em uma Unidade de Saúde, segundo a secretaria.


SAIBA MAIS:


Em nota, a prefeitura informou que “não há registro de que a vítima tivesse alguma comorbidade. Além de positivo para Bordetella pertussis, a bactéria que causa a coqueluche, o bebê também positivou para influenza, vírus que causa a gripe”.

O primeiro óbito por coqueluche em 2024 em Curitiba foi registrado em 18 de agosto e confirmado no último dia 22. O bebê, do sexo masculino, de três meses de idade, havia nascido prematuro extremo, tinha comorbidades importantes e não tinha recebido nenhuma dose da vacina penta.

Em todo o Paraná, já são 249 casos de coqueluche neste ano, além de outro óbito confirmado no município de Londrina. Em Curitiba, além de das duas mortes confirmadas, foram registrados até 28 de agosto, 111 casos de coqueluche em 2024. A faixa etária atingida varia de 26 dias de vida a 83 anos. A última vez que o município havia tido casos da doença havia sido em 2020.