Projetos de startups, tecnologias para o ecossistema e iniciativas digitais foram alguns pontos decisivos que elegeram a capital paranaense como a Cidade Mais Inteligente do Mundo de 2023 durante o World Smart City Awards, realizado em Barcelona em 8 de novembro.

A pós-doutora em políticas para inovação, Danielle Denes dos Santos, explica que esse prêmio traz importante significado para a cidade, que há vários anos disputava contra outras cidades do mundo.

A cidade foi eleita pelas políticas públicas, ações e programas de planejamento urbano inteligente da Prefeitura de Curitiba voltados ao crescimento socioeconômico e à sustentabilidade ambiental. A professora explica que são várias categorias analisadas.

SAIBA MAIS:


Curitiba teve cinco testes com ônibus elétrico 

Tecpar lança edital de atração de empresas para programa de incubação tecnológica


A pós-doutora disse que um dos desafios é ampliação da infraestrutura de ciclovias para a mobilidade, além da violência urbana.

Mas para o pós-doutor em Cidade Digital Estratégica, Denis Alcides Rezende, é importante fazer um contraponto, analisando a cidade em todas as suas esferas. Para ele, a cidade é reconhecida naquelas categorias que são avaliadas, mas em termos gerais outras áreas merecem melhorias.

São áreas como segurança e políticas para a população em situação de vulnerabilidade.

A categoria “Cidades” do World Smart City Awards 2023 ainda teve como finalistas, além de Curitiba: Barranquilla (Colômbia), Izmir (Turquia), Makati (Filipinas), Cascais (Portugal) e Sunderland (Inglaterra).