A semana de horário estendido e o Dia D de Multivacinação em Curitiba atingiram 12.410 doses aplicadas em Curitiba. O balanço foi divulgado neste sábado (21), quando foi realizado o Dia D em 29 unidades de saúde da capital paranaense, que permaneceram abertas entre 9h e 15 horas.

O Governo Federal está realizando a Mobilização Nacional pela Vacina em parceria com Estados e Municípios, que têm a função de estabelecer estratégias para ampliar a cobertura vacinal em todo país. A meta preconizada pelo Ministério da Saúde para a maioria dos imunizantes é atingir 95% do público-alvo vacinado.

Curitiba tem tradição de altas coberturas vacinais, mas até este mês de outubro de 2023 a meta só foi atingida na vacina BCG, com 97% de aplicação. Todas as demais vacinas do calendário da criança estão pouco acima de 80%.

SAIBA MAIS:



Além dos horários especiais de imunização, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) permanece ofertando a vacinação nos horários regulares de atendimento em 103 unidades de saúde (veja os endereços no site Imuniza Já Curitiba).

Para saber quais são as vacinas que estão em atraso, qualquer cidadão que tenha cadastro no SUS Curitibano pode verificar no Aplicativo Saúde Já Curitiba a aba Carteira de Vacinação e clicar em pendentes.

Em 2023, a SMS já havia oferecido unidades com horário estendido para vacinação em duas ocasiões e promoveu um Dia D, em que as unidades abriram aos sábados. Somando as vacinas feitas somente nestas ações em 2023, as equipes da SMS aplicaram 17 mil doses de imunizantes.

Com informações da prefeitura de Curitiba