A população curitibana aproveitou o sábado (21) para atualizar o calendário vacinal. Normalmente fechadas nos fins de semana, 29 unidades de saúde funcionaram no sábado como parte do Dia D de Multivacinação.

O objetivo da Secretaria Estadual de Saúde era chamar as pessoas com vacinas atrasadas para se imunizar. Desde o dia 14 de outubro, quando começou a campanha de multivacinação até sexta-feira (20) 118 mil doses foram aplicadas em todo o estado.

Na Unidade Mãe Curitibana, quem aproveitou o período da manhã não encontrou fila. Zaida Pertile foi até a unidade de saúde tomar uma vacina que ainda estava faltando.

A campanha segue até o dia 28 de outubro, com meta de aplicar cerca de 250 mil doses de vacina em todo o Estado. O público-alvo principal da Secretaria são as crianças e adolescentes de até 15 anos.

Mãe de dois bebês, Eliete Nascimento e o marido aproveitaram o fim de semana em que não trabalham para vacinar a família.

A Campanha de Multivacinação ainsa segue durante esta última semana de outubro.

As vacinas disponíveis são: Hepatite B, Pentavalente, Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Oral de Poliomielite (VOP), Pneumocócica 10 Valente, Meningocócica C, Meningocócica ACWY, Tríplice Viral (SCR), Varicela, Hepatite A, Febre Amarela, Rota Vírus, HPV, DTP, Covid-19 e Influenza.

A secretária estadual de saúde, Beatriz Batistella Nadas, explicou que é necessário manter os índices de imunização acima dos 90% para que o risco da infecção por doenças seja baixo.

Para a vacina da Covid-19, são recomendadas três doses Para bebês de 6 meses a menores de 5 anos. Pessoas com cinco anos ou mais devem tomar duas doses e um reforço.

A vacinação acontece também durante a semana em 103 unidades de saúde. A lista está disponível no site Imuniza Já.