Professores de crianças de até quatro anos de idade foram convocados para vacinação contra a coqueluche pela Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba. Devido ao aumento de casos, o público-alvo deste ano também se estendeu aos educadores que trabalham com as crianças.

Segundo a secretaria, os supervisores dos distritos sanitários da prefeitura já estão em contato com professores das escolas municipais para estudar as melhores estratégias, além de oferecer a dose da vacina contra a coqueluche nas unidades de saúde.

SAIBA MAIS:



O diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, Alcides de Oliveira, explica que a doença pode ser assintomática nos adultos.

Por outro lado, as crianças são mais suscetíveis à coqueluche, principalmente os bebês recém-nascidos e os prematuros, podendo apresentar maiores dificuldades para respirar.

Segundo a Secretaria de Saúde de Curitiba, a vacina pentavalente, que protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e infecções causadas pela bactéria H. influenzae tipo B, tem esquema vacinal de três doses, aplicadas aos 2, 4 e 6 meses de idade. O reforço é aplicado com a vacina DTP, versão do imunizante contra difteria, tétano e coqueluche, aplicada aos 15 meses e outra dose aos quatro anos.

Para adultos, a vacina aplicada pelo SUS é a dTp acelular, disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para gestantes, puérperas (mulheres que tiveram bebês há menos de 45 dias), profissionais de saúde e agora, em caráter excepcional, para os trabalhadores de escolas infantis.

No caso de gestantes, mesmo que a mulher tenha sido vacinada em gestações anteriores, essa vacina deve ser aplicada em cada período gestacional.

O público-alvo de imunização contra a coqueluche pode procurar uma das 108 Unidades de Saúde de Curitiba para se vacinar. Os endereços e horário de funcionamento podem ser conferidos no site Imuniza Já Curitiba.
Em 2024, dez casos de coqueluche foram confirmados em Curitiba de janeiro a 20 de junho. Em 2023, a capital paranaense não teve registros da doença.